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sábado, 29 de agosto de 2009

O Mecânico Aeronáutico e o 'MANUAL'.

O comandante chega e reporta uma discrepância na aeronave, você ouve e procura mentalmente enquanto escuta a voz que vai se tornando distante, tentado encontrar na cabeça onde está a solução da pane. Agradeça e diga obrigado, agora é com você. Procure no manual, certo, veja qual capítulo se enquadra o problema, procure o troubleshooting.
Lembro-me  do Instrutor Luciano da Helibras (em Itajubá-MG) que sempre dizia para a turma: "mecânico não deve decorar  torque, P/N e outros dados..tem o MANUAL e sempre dele é que você deve tirar a conclusão, as medidas e as manuntenções requeridas e não da massa encéfalica"...
Vários acidentes aconteceram porque o usuário seguiu o que ele fez semana passada....baseado no que leu semana passada. Você procurou saber se houve atualização dos manuais ? chegou boletim de serviço ou outro documento ??. Então amigo procure fazer o correto.. UTILIZE os MANUAIS. Muitos novatos sentem receio em tocá-los...go ahead...vá em frente e pergunte quando não souber....é melhor para todos inclusive para você que está aprendendo.
E o mais importante: é fazendo que se aprende..é a repetição que o torna um especialista.

  • Enche o saco lavar pá de helicóptero ? relaxe e aproveite para ver se não tem mossas no bordo de ataque ou no de fuga, veja se não tem descolamento na pá, bolhas, trincas e por ai vai...então lavar pá é importante sim.

  • Lavar a aeronave é também uma chatice ? aproveite e procure por rebites que estejam trabalhando, procure rachaduras, trincas, falhas, vazamentos no motor, no hidráulico...(espero que não encontrem)..mas digo a todos vocês...começamos do mesmo jeito. Conheça sua aeronave com as suas mãos e ai você poderá dizer quando alguma coisa estiver errada.

Nenhum inspetor aeronáutico chegou aonde chegou se não conhecer bem a aeronave.
Nenhum mecânico é chamado para um trabalho sério apenas por simpatia ou porque é "bonitinho"...esquece meu irmão.

Conheça bem a aeronave, use o capítulo, o  manual é um bom e melhor amigo do mecânico.
Um Abraço para todos.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Aos Amigos Mecânicos e Tripulantes Operacionais.

Aos Demais Amigos deixo o ESPAÇO para postarem seus assuntos. UM GRANDE ABRAÇO.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

GLOBOCOP R-44




GLOBOCOP R-44.
Tive a oportunidade de Receber o Helicóptero utilizado nas filmagens do "NO LIMITE"  realizado em Trairí - CE. Tipo R-44 ASTRO e tem um "senhor" do motor, com um ronco bonito e de vôo suave. É Alugado pela Globo para filmagens no Nordeste.
Ao companheiro mecânico que estava com saudade de casa (ele é do RJ), saúde e bons ventos.
Ao comandante com sua alegria contagiante idem.
Assim Vivemos em Manter esses PASSÁROS a voar. Nós consertamos-lhes as asas, damos suporte a vida útil e procuramos mantê-las sempre em atuação e as acompanhamos  aonde forem.
Boa viagem amigos.

A Medida da Competência.

A competência de um profissional pode ser medida mediante um currículo, uma boa entrevista, um estágio supervisionado ou outros fatores discutíveis (ou será melhor dizer ou nem dizer "indiscutíveis").
Deve-se agir com naturalidade diante de tais situações e aperfeiçoar-se em nossa profissão, lembre-se você é o que você estudou, preparou-se e continua firme em sua busca por melhorar(Impossível é a perfeição, afinal somos falhos).
O "chefe" busca competência ou amizade ?, o "chefe" busca profissionalismo ou "puxa-saquismo" ?
O "chefe" deve buscar o melhor para a tarefa a ser cumprida.
Não adianta a empresa utilizar quem não sabe ou não está devidamente preparado, afinal administrar não é brincar de ser chefe ou de dono da empresa, administrar é saber dar responsabilidade, gerenciar e obter resultados positivos e é assim que se ensina em qualquer faculdade de administração de empresa.
Certamente o RH de uma empresa busca o profissional capacitado e pensar no sucesso da empresa, afinal é uma empresa e pergunte e 'nós' como ficamos ?, ficamos a mercê de nossas próprias ações, estude, estude e estude.
Profissional não busca "aparecer" ou "derrubar" o colega, procura ser honesto, digno e sincero com os demais no trabalho, afinal torno a dizer (escrever ..).
Trabalhamos com VIDAS que dependem de nós e o profissionalismo deve ser caminho único e sem volta.
E como profissionais devemos respeitar e sermos respeitados.
Um Grande Abraço.

sábado, 15 de agosto de 2009

O Inglês Técnico e o Mecânico Aeronáutico.

Quando comecei a me interessar pelo inglês foi tentando traduzir os títulos das músicas (lá pelos idos dos anos 70 e 80) naqueles LPs, principalmente no tempo da discoteca e até hoje ainda considero as músicas como uma boa forma de aprender inglês ou qualquer outra lingua e não sabia que isso iria me ajudar na aviação. É sofrível meu inglês, leio melhor, falar é outra coisa, tem que fazer curso ou treinar com alguém que saiba bastante e não dá muita mancada por ai. As empresas não contratam mecânico e um tradutor separadamente, querem um "dois em um" que "desenrole" um inglês (pelo menos leia um pouco). Atualmente as empresas aéreas fazem um teste quando da seleção e avaliam as necessidades do candidato. Em uma empresa "X" eu tive que traduzir cerca de 60 linhas de uma folha do manual de descrição e operação de uma APU e traduzir corretamente, afinal você é o mecânico e quando for trabalhar não vai poder levar junto o tradutor particular e além disso já tive que que traduzir verbalmente um texto técnico em frente a um engenheiro recrutador (informo que fui bem sucedido em ambas as provas). Hoje você tem acesso a internet e pode baixar dezenas de livros e apostilas de inglês,, inclusive com "cursos grátis" on-line (não são bons, mas ajudam bastante).
E o principal....inglês técnico é outra coisa....é direcionado a sua atividade e é mais difícil encontrar bons dicionários técnicos por ai. Pergunte aos amigos quem tem e se pode conseguir uma ajuda. Existe um link bastante bom neste blog, procure pelo assunto, e o segredo é ....tente traduzir e procure também em inglês (além do mais não se aprende inglês do dia para a noite). Anote os termos nos manuais das ANVs e procure treinar a tradução fazendo-as em casa com dicionários ou internet.
Estude o que puder sobre as aeronaves, leia revista de aviação e aprenda os termos dos equipamentos em português.
Até a próxima.....
Um Abraço. .*.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A Idade Conta na Hora da Seleção do Emprego.

A idade torna-se um prêmio na aviação, ao contrário da maioria dos empregos atualmente no mercado. O Mecânico quanto mais "maduro" (não usado ou velho) é conhecedor das menores e maiores panes e o que conta é o tempo vivido. Quanto mais experiências se vive mais temos aprendizagem, assim diga meu amigo Manoel Messias que trata todo mundo por "meu bebê", sempre disposto a ensinar, sem colocar o famoso "pano preto" em sua manutenção, sempre ensinando e aprendendo...assim diz ele. Admiro-o pela paciência e pelos seus cabelos brancos ( o topete que o deixa com a cara do "Pépe Le Gambá").
A idade nos dá esse valor, diga-se lá: quanto mais tempo na aviação mais cursos, mais panes que as vezes levamos na cabeça para casa, aonde pode ser ?...., aonde já aconteceu ? e saímos matutando caminho afora e às vezes falando sozinho. A idade nesta área vem ao nosso favor. nos tornamos Inspetores.. e aquela frase..."quanto mais "velho" melhor o vinho..." vale na aviação.
Tenho como exemplo também (para mim o eterno professor) Jerônimo (atualmente na AZUL em Fortaleza), incansável e com sua inteligência e memória fotográfica incrível, quando o "cara" explica parece que ele tá dentro da aeronave e próximo ao componente.
Então, idade prá o mecânico é Currículo... digam-me se estou errado.
Um grande abraço.

Você Sabia ?

Você sabe quem foi o primeiro piloto a voar no Brasil ? NÃO ???
Eis o nome do mecânico: Edmond Plauchut mecânico de Santos Dumont e o vôo foi em 22 de outubro de 1911. Decolando da Praça Mauá - RJ e voo sobre a Av Central até próximo à Ilha do Governador. Afinal era mecânico e piloto e amava a aviação e sua máquina, isso eu acredito.
Defendo que ele era mecânico que sabia pilotar (Tenho que defender a classe !!!!!).
Um abraço.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Quando as coisas dão erradas....Falha ou Desleixo.

O Profissional procura todos os dias aperfeiçoar-se em sua rotina de trabalho e essa "rotina" torna-se um perigo quando já se faz tudo mecanicamente, as pequenas coisas passam despercebidas, pula-se fase do "check list" mental e isso deve-se muitas das vezes ao cansaço físico, estresse no trabalho, pressa, insastisfações e muitos outros fatores que somente a pessoa sabe o motivo.
Quando isso acontecer sente-se, reflita, procure encontrar a resposta para tal fato.
Ninguém em sã consciência faz algo de errado que possa auto se prejudicar. As coisas acontecem por míseros momentos de lapso, pequenos blackouts mentais que indicam um tipo qualquer de estresse.
Aprenda a reconhecer esses sintomas e peça a um companheiro que lhe ajude durante um serviço, peça ajuda, às vezes não reconhecemos isso em nós mesmos.
Ainda é difícil de aceitar isso aqui no Brasil, onde não se fala claramente sobre os estresses psicológicos, embora isso seja exposta de forma clara nos Estados Unidos da América, inclusive está no site oficial do faa e conhecida como "Dirty Dozen" aonde se detalha os problemas 'pessoais' e os fatores que levam às falhas no serviço.
E se você observar isso em um amigo converse sobre o assunto, fale sobre os fatores causais, não critique....AJUDE. Uma falha deve ser corrigida antes que se torne um elo em um acidente...E LEMBRE-SE..você aprendeu que "quatro olhos são melhores que dois" e quando um amigo observar uma falha...não reclame dele...agradeça.
E ao amigo que viu a falha..não grite ou dê uma de "sabidão"...não esqueça que você também é "os dois olhos a mais" em um serviço e que as falhas acontecem com todos nós, que o "prejuizo" é maior para todos.

domingo, 9 de agosto de 2009

O Mercado de Trabalho e o Profissional.

Em boa parte do Brasil os mecânicos de aviação ganham bem abaixo do esperado, pois empresas pagam mal e muitas das vezes atrasam os pagamentos. O salário geralmente é referente ao nível de vida do estado e mesmo assim é de dar dó a situação de muitos amigos e colegas por esse Brasil afora, precisando se deslocar pelos confis do Brasil em busca de uma melhoria. Em muitas empresas o nome é o que as mantém funcionando.
O amigo se sujeita a ganhar baixo para não ficar desempregado e muitas pequenas empresas de manutenção não pagam o real valor.....LEMBRO que nós passamos em torno de 14 meses sentados em um curso, estudamos dia e noite e suamos para fazer as provas da ANAC e quando pagamos cursos nas empresas ou representantes das aeronaves (muitas das vezes do próprio bolso) esse retorno é pouco provável em termos de salário. Não esqueço que existem profissionais e profissionais mais dedicados que buscam cursos complementares à profissão, (quando as condições finaceiras vão "melhorzinho") e são poucos que procuram um "bom" curso de inglês (necessário) ou outro idioma. Então amigo profissionalize-se e procure valorizar-se não cobrando ninharia pelo seu serviço e é isso que destroi uma classe.."vender" barato o seu trabalho.
Atenciosamente.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

É Aqui Que EU Fico.

É o sonho de todo Mecânico Aeronáutico ter boas e maravilhosas ferramentas, 'aquelas' do tipo "Facom", "Craftsman", "Gedore" e...etc, fora as marcas queremos mesmo é ter um bom torquímetro, um bom paquímetro, um excelente alicate de freno, uma boa graxa grafitada e um paninho limpa tudo.Bem Vindo Amigos, aqui pode falar, reclamar, elogiar, agradecer, pedir e além de tudo a porta está aberta para quem quiser ajudar, explicar, ensinar e aprender.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Profissional da Aviação.

Peco em falar somente do Mecânico de Aviação....lembro que somos especiais (todos os profissionais da aviação: mecânicos, tripulantes operacionais, comissários de bordo, pilotos, despachantes, atendentes e aqueles que contribuem para a segurança da aviação) e peço desculpas aos demais....mas teremos espaço para todos e daremos atenção aos reclames.
Um grande abraço e prometo aprimorar o blog a cada dia, trazendo novidades e curiosidade.
Nos links procurei destacar os mais "necessários", diga-se que alguém dirá: 'tá em inglês'...beleza, temos que estudar um pouquinho mais...(mas é isso mesmo, temos que forçar a barra e começar a estudar.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Mecânico Aeronáutico

http://www.anac.gov.br/. Pesquise o que é necessário para se torna um mecânico aeronáutico, mecânico de avião, mecânico aéreo, etc. No link vc encontra todos os detalhes.

O mecânico aeronáutico deve ter paixão pelo que faz, vidas estão em suas mãos e não máquinas insensíveis, elas sentem cada aperto excessivo, cada falta de óleo, a cada baixa de nível ela sofre, cobra mais das suas entranhas cheias de dentes de aço nitretado, de veias de aço ou ligas, cada combustível ou óleo contaminado, cada filtro sujo, cabos e roldanas ressequidos, comandos emperrados e superfícies sujas, cada pneu não calibrado corretamente ou fiação desordenada. Amar cada aeronave é zelar por vidas que confiam no seu trabalho e como profissional é prazeroso ver o desempenho "limpo" e "suave" de um motor, cada ave de aço que voa tem seu anjo protetor e ele é VOCÊ.

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