Tradução (Escolha sua Lingua) \ Translate (Choise your Language)

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Acidente Aéreo: O Quanto Podemos Contribuir para Evitá-lo ???

A poucos dias veio a notícia: desapareceu um helicóptero R44, dois profissionais em seus ramos distintos.
Um piloto experiente e instrutor.  Noticiada depois o encontro da mesma e com dois corpos carbonizados; fragmentos da aeronaves espalhados pelo local. O quanto "eu" (o  mecânico) tenho haver com isso ???
Faça seu trabalho com zelo, dê o OK de voo quando liberar a aeronave consciente que fez o seu melhor, refaça um check-list mental...Errar é pular uma fase, pequenos lapsos ocorrem...volte e pense no que deixou de fazer: deixei aquela trava fechada realmente?, fechei o tanque de combustível ou quem abasteceu o fez ??
fiz o dreno de combustível como manda o manual ???
As especulações são tantas após um acidente e geralmente quem não conhece o ramo, culpa a manutenção, o controlador de voo, o "dono da empresa que paga um péssimo salário", etc...Mas...........e Mas......
Eu (o mecânico) fiz meu trabalho com ética aos que vão utilizar aquela aeronave?? não me importa o quanto vou chegar tarde em casa, cansado, sujo, os dedos furados pela pontas de arame freno, a roupa suja de graxa, de óleo, o corpo doído de empurrar aeronave para dentro e para fora do hangar, a esposa vai reclamar da roupa suja (não porque ela vá sofrer para lavar e sim porque era uma calça "melhorzinha" ou uma camisa.).
Verifiquei as atualizações (boletins de serviço, manuais ou as AD's) daquela ANV ?? fiz as revisões como manda o figurino ou pensei naquilo tudo escrito acima ?? Faça o seu serviço completo, esqueça a que horas vai sair, não pule etapas.
Quem trabalha com helicóptero sabe o que é isso...tem trava em tudo que é lugar, esqueça uma delas aberta e ai poderá saber o que é um acidente. Se uma carenagem, uma porta ou um capô se abrir em voo, geralmente ele vai para o rotor principal ou para o de cauda...ai a porrada é grande e é um dano caro quando somente afeta a ANV...e quando são vidas ????.
O famoso "banho de luz" dado nas bases, quando da inspeção à noite no pré voo das grandes aeronaves de linha aérea é sério ?? Depende do profissional ? Não.... depende do ser humano que está investido de mecânico. É um sacerdócio.
Não queiram "viver" um acidente...já passei e não é bom para ninguém.
Amigos mortos, famílias desesperadas, amigos se perguntando o que aconteceu..lágrimas.
Eu posso evitar tudo isso sozinho ?? NÃO...Devemos cobrar de todos, dos amigos, dos pilotos, dos donos de empresas, da ANAC e principalmente de nós que estamos mais "próximos de nós mesmos".
Faça a sua parte.
Um Grande Abraço e Feliz Ano Novo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog