Tradução (Escolha sua Lingua) \ Translate (Choise your Language)

sábado, 29 de agosto de 2009

O Mecânico Aeronáutico e o 'MANUAL'.

O comandante chega e reporta uma discrepância na aeronave, você ouve e procura mentalmente enquanto escuta a voz que vai se tornando distante, tentado encontrar na cabeça onde está a solução da pane. Agradeça e diga obrigado, agora é com você. Procure no manual, certo, veja qual capítulo se enquadra o problema, procure o troubleshooting.
Lembro-me  do Instrutor Luciano da Helibras (em Itajubá-MG) que sempre dizia para a turma: "mecânico não deve decorar  torque, P/N e outros dados..tem o MANUAL e sempre dele é que você deve tirar a conclusão, as medidas e as manuntenções requeridas e não da massa encéfalica"...
Vários acidentes aconteceram porque o usuário seguiu o que ele fez semana passada....baseado no que leu semana passada. Você procurou saber se houve atualização dos manuais ? chegou boletim de serviço ou outro documento ??. Então amigo procure fazer o correto.. UTILIZE os MANUAIS. Muitos novatos sentem receio em tocá-los...go ahead...vá em frente e pergunte quando não souber....é melhor para todos inclusive para você que está aprendendo.
E o mais importante: é fazendo que se aprende..é a repetição que o torna um especialista.

  • Enche o saco lavar pá de helicóptero ? relaxe e aproveite para ver se não tem mossas no bordo de ataque ou no de fuga, veja se não tem descolamento na pá, bolhas, trincas e por ai vai...então lavar pá é importante sim.

  • Lavar a aeronave é também uma chatice ? aproveite e procure por rebites que estejam trabalhando, procure rachaduras, trincas, falhas, vazamentos no motor, no hidráulico...(espero que não encontrem)..mas digo a todos vocês...começamos do mesmo jeito. Conheça sua aeronave com as suas mãos e ai você poderá dizer quando alguma coisa estiver errada.

Nenhum inspetor aeronáutico chegou aonde chegou se não conhecer bem a aeronave.
Nenhum mecânico é chamado para um trabalho sério apenas por simpatia ou porque é "bonitinho"...esquece meu irmão.

Conheça bem a aeronave, use o capítulo, o  manual é um bom e melhor amigo do mecânico.
Um Abraço para todos.

Um comentário:

fellipevillela@hotmail.com disse...

Adorei fui estagiário da Turbomeca e la eu aprendi muito disto me fez recordar isso toca na alma.

Pesquisar este blog