Tradução (Escolha sua Lingua) \ Translate (Choise your Language)

sábado, 9 de janeiro de 2010

Dia de Sufoco...

O Dia amanhece, chego cedo para preparar o helicóptero para as missões do dia, espero o inspetor aeronáutico (responsável pelo pré voo), fico observando curiosamente os procedimentos, embora se faça mil vezes, mil vezes acho necessário e impressionante aquela máquina e tantas outras.
Abro as carenagens, tiro as peias e proteções do escapamento,  pitot e da tomada estática, conecto a bateria; verificam-se as luzes e instrumentos, se tudo ok fecha-se tudo, verifico as travas, refaço mentalmente todos os procedimentos ("um dia eu aprendo" é o que digo e penso).
Chamo a tripulação (tripulantes operacionais) para verificação dos materiais.
Colocamos a aeronave na ilha (local de decolagem e pouso), faço o pré-voo na cabeça do rotor principal, verifico as condições das pás, dos punhos das pás, do "chapéu chinês", das rótulas e por ai vai espera-se durante todo o dia e....
Vem uma ocorrência e corro para a ANV, correm todos: pilotos e tripulantes, dada a partida espero a ANV alcançar a rpm desejada, fecho as portas me afasto e dou o OK para o piloto e afasto-me, sinto a força do efeito solo, me afasto me protegendo da areia lançada.... Eis o primeiro voo do dia.
Outros voos virão e abastecimento para todos eles, feitos os entre voos, verifico se tem vazamentos, folgas fora do padrão.....o dia tá cansativo, o sol arde na pele, o calor impregna a camisa branca já suja, as calças já caindo pela perca de peso (é a melhor academia de malhação).
Se precisar tem que lavar as ANVs.. voam sobre o mar, o sal fica sobre a fuselagem, causa erosão nas palhetas, corrosão nos metais, suja o parabrisa e janelas, tem que lavar e enxugar....faço o trabalho completo.
É essa a "rotina" de um mecânico aeronáutico...mas lembre-se: mantenha-se atualizado, pergunte e aprenda.
Não reclame..uma vida salva é preciosa para todos nós, então não reclame...mantenha elas voando com segurança.
Bem vindo ao sacerdócio...

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog