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quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Verdade ou Fantasia na Aviação I .

"Um maestro mostrando-se mal humorado e mal educado, inicia o ensaio de sua orquestra e logo passa a distribuir grosserias a todos os músicos e demais envolvidos no ambiente. Além de começar o ensaio antes da hora marcada, passa a bronquear a cada novo andamento:
- Fulano, você está fora do compasso...sicrano, atrasado, vamos!...De repente, o maestro grita: Assim é impossível. Primeiro violino, você está desafinado!..
- Mas maestro, o primeiro violino ainda não chegou...
- Avise-o disso quando chegar.
E rapidamente levantou a batuta e continuou  o ensaio". (extraído de 'Qualidade em Prestação de Serviço' - SENAC).
Vejamos a realidade no dia-a-dia.
O "chefe" ou o "colega" chega mal humorado e espalha "terror" e "azedume" por onde passa e culpa a todos por um problema dele e só dele. A Empresa não é dele e ele não é a empresa..todos são funcionários, inclusive ele.
Ele não sabe, mas a empresa cobra de todos. Uma equipe é conjunto e você é uma engrenagem e todos trabalham para movimentar a máquina funcional e uma máquina trabalha bem  ajustada e lubrificada.
"Aperto" no serviço não é torque exagerado, nem óleo é o que preciso para trabalhar bem e sim  P R O F I S S I O N A L I S M O. Somos e devemos respeito a todos e de todos devemos ser respeitados. Espalhe seu azedume fora e não no trabalho, seu terror.... é seu e o trabalho não é lugar para ele.
Não pense que as pessoas não observam você, suas ações e idéias, não importa quem seja dentro da empresa, trate bem as pessoas, elas trabalham para o mesmo ideal que você.
Não me importa se você é o dono ou o diretor geral:  "EU" trabalho para um fim comum e não para indivíduos. Respeito ao indivíduo e ao profissionalismo é a regra.
Na aviação é regra: se houve um erro... foi pela quebra de algum elo...."Não apliquei o manual, fui relapso, fui descuidado ou não tive o treinamento adequado".
A empresa deve providenciar o adequado treinamento e acompanhamento e deve cobrar se esse treinamento é aplicado, é direito da mesma, bem como é direito cobrar o serviço bem aplicado.
Somos engrenagens (todos): mecânicos, tripulantes, pilotos e os demais, nosso lubrificante é a harmonia, o companheirismo, respeito e o profissionalismo. Além disso também devemos assumir nossa parte do bolo, somos fatia e na festa estamos todos a enfeitar a mesa.
Então...trabalhamos todos para o usuário final..essa pessoa chamada de cliente, paciente, vítima e para quem paga os impostos.
Quando você quiser ser  a cocada preta, não se esqueça que antes o coco estava no alto, veio ao chão, foi quebrado e depois tornou-se algo de bom, que veio para adoçar a vida das pessoas..então deixe de azedume e vá "lubrificar" a máquina para a  qual você trabalha.
Um Grande Abraço.

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