Hoje encontrei o nosso velho amigo professor do Aero Clube do Ceará o "PT SEIS" (Com o chiado do carioca) o Bom Amigo Otácílio, com sua barriga e aquele jeitão de carioca.
Sempre sente saudade da CELMA...não sabe quem é a CELMA ??? é um dos grandes amores da vida dele.
Sempre com orgulho nos diz que começou a trabalhar com o PT6 ou o PT MEIA...em companhia da CELMA. Já ouviu o ronco dele ??? (do Motor é claro né... bocó ?).
O Professor sempre nos passou a paixão e o quanto também amamos essa doênça incurável que é a aviação...
Voltando ao assunto do ronco..Já ouviu a potência em um teste ?? prepare o terreno e se segure, a anv (bandeirante) parece que vai saltar dos calços e seguir pista afora, o ar quente cheira a querosene queimado (eu gosto e daí ?) a pressão do deslocamento de ar é de bom grado, fica-se nos "cascos", nas pontas dos pés.
E para vc mando um pouco de História da Celma e um abraço para o Professor Otácílio.
O texto a seguir foi retirado da wikimapia e segue com todos os identificadores da fonte e link para a página (LINK).
HISTÓRIA:
Fundada em 1951 pela família Rocha Miranda, a Celma nem sempre foi uma oficina de turbinas. Nos seis primeiros anos, produzia ventiladores e peças de carro. Sua vocação só mudou quando a Panair do Brasil, companhia aérea fundada em 1930 e uma das pioneiras do mercado de aviação no país, comprou a fábrica para transformá-la em seu centro de manutenção de motores. A Panair dominava o mercado brasileiro quando um despacho do dia 10 de fevereiro de 1965, assinado pelo ex-ministro da Aeronáutica, Eduardo Gomes, cassou seu certificado de operação. A justificativa era de que a companhia devia dinheiro aos seus fornecedores e à União. O fim das atividades da Panair teve conseqüências desastrosas na Celma. Do dia para a noite, a empresa parou de receber turbinas. Sem ter o que fazer, os funcionários passaram a consertar automóveis. Durante 15 dias, fizeram trabalhos de funilaria e mecânica. Num sábado de carnaval, o ministro Gomes (que tinha uma casa de férias em Petrópolis) foi conhecer a Celma. Ficou tão impressionado que decidiu ali mesmo: a empresa se incorporaria à Força Aérea Brasileira (FAB) e seguiria funcionando como uma oficina de turbinas.
Diferentemente de outras estatais, a Celma prosperou no período em que foi controlada pelo governo. A empresa revisava turbinas de várias fabricantes, houve investimento e treinamento de pessoas. Uma época de ouro. Do ponto de vista técnico, a FAB era um parceiro ideal porque entendia o mercado. Mas a empresa padecia de um mal que quase condenou à falência outras estatais: a burocracia. Foram necessários mais de 20 anos para que o governo percebesse que a Celma seria uma empresa mais eficiente nas mãos da iniciativa privada. Quando a ficha caiu, em 1991, ela foi colocada no processo de privatização de estatais iniciado pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello. Foi a segunda a ser arrematada de um pacote que incluía gigantes como a CSN e a Embraer. A Celma foi comprada por um consórcio formado pela americana GE, os bancos Safra e Boavista e a construtora Andrade Gutierrez. Cinco anos depois, a GE comprou a Celma de seus sócios. Especula-se que a gigante americana tenha desembolsado US$ 150 milhões pela empresa.
Fonte da História da Celma: epocanegocios.globo.com/
Fone: 2233-4400
Fax: 2233-4263
Categoria: área industrial aviação aerospace turbines aviao
Endereço: Rua Alice Hervê, 356
Um blog simples de aviação, para trocar idéias, experiências de trabalho, tirar dúvidas entre os participantes e um portal para ser lido e ouvido principalmente em defesa do Mecânico de Manutenção Aeronáutica (mecânico de avião, mecânico aéreo, mecânico aeronáutico, mecânico de manutenção, aircraft mechanic, airmec etc...). dizem alguns. Não queremos prender você aqui..apenas lhe mostramos os caminhos..(e links). Welcome, bien venido, Bem vindo.
Tradução (Escolha sua Lingua) \ Translate (Choise your Language)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cursos Gratuitos OnLine com Certificados Válidos. (Links para Enriquecer o Currículo)
Colaboradores.
Links Oficiais.
- ANAC - Agência de Aviação Civil. (RBHAs, Provas e Pesquisas)
- CENIPA - Centro de Investigação Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
- CTA - Departamento de Tecnologia Aeroespacial.
- FAA - EUA * (Cursos para Pilotos e outros).
- FAA - Segurança * Cursos para todos (Em Inglês).
- IFA - Federação Internacional de Aeronavegabilidade - (não governamental)
- JAA - Órgão Europeu.
- OIAC (ICAO) - Organização Internacional de Aviação Civil
Como Funciona ?? (Pesquisa no you tube)
Fabricantes de Aeronaves.
Fabricantes de Motores.
Link Geral (Os Melhores).
- Airman - EUA
- Aviação da Marinha do Brasil
- Aviação do Exército Brasileiro
- Avibras Indústria Aeroespacial - Brasil.
- Blue Angels - EUA.
- Esquadrilha da Fumaça.
- Força Aérea Americana.
- Força Aérea Brasileira - FAB
- Força Aérea Francesa.
- Força Aérea Russa. (É difícil...mas ...eu sei lê figurinha.)
- Helibras
- Infraero
- NASA - Assuntos Aeronáuticos. (Interessante)
Nenhum comentário:
Postar um comentário